“Aí entra o milagre da renovação
e tudo começa outra vez, com outro número
e outra vontade de acreditar”
Roberto Pompeu de Toledo
1 ano. 52 semanas. 365 dias. Ou 8760 horas. Seja qual for a unidade de contagem, o primeiro aniversário de uma vida, parceria, empresa ou projeto é sempre um momento especial. Comemoramos o ano acontecido, os acertos (e por que não os erros também? Afinal, eles nos trazem evolução) as superações, o aprendizado, o trabalho, a dedicação investida, a expectativa e os resultados; mas também comemoramos a nova chance de analisar, mudar e acertar. É a vida seguindo seu curso.
Em setembro de 2021, a Curadoria Mundo Melhor completa seu primeiro ano. Um ano de muito trabalho e, principalmente, conexões e parcerias, que é o que nos motiva e nos orienta. Para comemorar esta data marcante, separamos os principais momentos deste ano incrível em uma retrospectiva recheada de significado. Venha relembrar com a gente!
SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2020
Neste primeiro trimestre de vida, a palavra-chave foi Organização. Em setembro, a inauguração da Curadoria Mundo Melhor aconteceu durante a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso em Empreendedorismo e Negócios Sociais da nossa CEO, Tatyanna Braga de Moraes, e marcou oficialmente o início das nossas atividades.
Foi um evento muito importante que contou com participações especiais de:
- Marcelo Estraviz, fundador do Instituto Doar (@institutodoar) e co-fundador da Fundraising Academy (@fundraising.academy)
- Alexandre Amorim (co-fundador da @asidbrasil e @ago.social)
- Paulo Cruz Filho (@paulocruzfilho) cofundador da Weflow (@weflow.global)
Outubro e novembro foram marcados por encontros com Ruy Fortini da Doare (#captaçãoderecursos #terceirosetor #projetossociais #doe #doarfazbem #doare) e também cofundador da Fundraising Academy junto com Marcelo Straviz – duas referências da área de captação de recursos. Pudemos aproveitar um pouquinho do conhecimento e expertise desses grandes nomes do terceiro setor.
DEZEMBRO DE 2020/ JANEIRO E FEVEREIRO DE 2021
Como período de fim e início de ano, este trimestre foi predominado pelo descanso e pelo planejamento, além de, claro, pelo aprendizado constante que mantemos. O final de um ano desafiador de pandemia e o início de 2021 renovaram as nossas esperanças e nosso espírito de tornar o mundo um lugar melhor.
Fevereiro foi um mês mais agitado. Participamos do evento Imersão E-commerce na Prática, promovido pelo Lucas Renault – O Rei do Tráfego (@oreidotrafego) – criador do método ROI NO TALO.
Participaram do evento cerca de 220 gestores de tráfegos do Brasil inteiro.
Também acompanhamos o Fórum de Voluntariado, evento pré FIFE 2021, promovido pela Rede Filantropia. (@redefilantropia)
Por fim, tivemos Ruy Fortini no Curso do Canvas de Captação de Recursos. Promovido pela Fundraising Academy, o treinamento é uma ferramenta fundamental no planejamento e plano de ação para qualquer organização.
MARÇO, ABRIL E MAIO DE 2021
Março foi um mês muito especial para a Curadoria – data em que aconteceu o Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE). O FIFE é um evento anual que acontece desde 2014 e reúne ,em quatro dias, tudo de principal e mais atual em gestão do Terceiro Setor. É um evento completo que aborda desde os aspectos legislativos e contábeis da área até mesmo questões sobre voluntariado e tecnologia. Dentre as inúmeras palestras disponíveis, nosso enfoque foi nas relacionadas a Comunicação e Captação de Recursos. Além de todo o conhecimento adquirido, tivemos a oportunidade de conhecer organizações de várias regiões do país e aumentar nossa rede de parcerias.
E mesmo em tempos de pandemia, o resultado apareceu. A Federação Espírita do Paraná, um de nossos clientes, promoveu a 22ª Conferência Estadual Espírita, evento anual que aconteceu de forma online em 2021. Aplicando os conhecimentos em captação de recursos, e contabilizando as vendas e doações (contando com a plataforma parceira Trackmob @trackmobfr) nos 4 primeiros meses do ano, foram quase R$50 000,00 arrecadados para esta edição.
Outro marco do trimestre foi o contato com o presidente do projeto social Black’s Urbanos, de Itaquera -SP, Dener. Fundado em 2017, o projeto atende cerca de 170 crianças e adolescentes integrando esportes e educação – são oferecidas escolinhas de futebol masculino e feminino e acompanhamento psicológico e educacional para os participantes, que tem a obrigação de estudar e se dedicar. O saldo da conexão foi uma incrível troca de experiências e a certeza que é sempre possível fazer algo para mudar a realidade das pessoas. A palavra do trimestre foi a conexão.
JUNHO, JULHO E AGOSTO DE 2021
Este trimestre também contou com eventos de grande importância no cenário do Terceiro Setor. Em junho, aconteceu o Festival ABCR, maior conferência de captação de recursos da América Latina. Promovido pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos, o tema deste ano foi Conexões para mudar o mundo e mais de 650 participantes de todo o país puderam se conectar em diversas palestras e oficinas. Mais uma vez, a Curadoria Mundo Melhor marcou presença principalmente em atividades relacionadas à comunicação e captação de recursos, mas sem esquecer de outros temas importantes como os desafios frente a pandemia de COVID-19, as OSC’s que se destacaram neste cenário e o impacto do reconhecimento da profissão de captador de recursos.
Em julho, a Ago social promoveu o evento Vozes do empreendedorismo social, que contou com empreendedores sociais falando principalmente sobre conhecimento, conexões e impacto social. Foram duas rodadas de pitch’s (categorias ideias e investimento) com premiações para os melhores colocados em cada categoria – duas noites de muita troca e aprendizado.
Agosto também foi um mês movimentado. Além da excelente Master Class 36 Estratégias de captação de recursos do Festival ABCR, também aconteceu o Link Festival 2021 promovido pela Hand Talk. Parceira da Curadoria, a Hand Talk é uma empresa de acessibilidade digital, que une tecnologia e comunicação para quebrar barreiras – seu plugin de tradução para libras é essencial para a acessibilidade de qualquer organização. O Link Festival 2021 contou com quatro dias de conteúdo, dividido em trilhas para facilitar a absorção de conteúdo: tecnologia, comunicação e marketing, gente e diversidade, e futuro. Ou seja, tudo aquilo que importa na comunicação acessível.
Para nós, o trimestre significou a ação.
E, por fim, chegamos a setembro novamente, mês de celebrar. O saldo deste primeiro ano é excepcionalmente positivo, com muita mão na massa e aprendizado – técnica e ação andam juntas. Para o próximo ano, nosso objetivo é sedimentar o conhecimento adquirido, ampliá-lo e transformá-lo em resultado social – e contamos com você neste nova jornada. E, como companheiros de jornada, queremos saber a sua opinião, sugestão ou comentário sobre a Curadoria neste ano: seja por redes sociais, e-mail ou Whats, nossos canais de atendimento estão abertos para você. Conte pra gente!